Ir para conteúdo. Skip to navigation

Cepagri

Sections
Ferramentas pessoais
Você está aqui: Página Inicial Outras Informações Páginas Recomendadas Meteorologia e Climatologia
Document Actions

Meteorologia e Climatologia

    A Agência Nacional de Energia Elétrica - ANEEL, autarquia em regime especial, vinculada ao Ministério de Minas e Energia - MME, foi criada pela Lei 9.427 de 26 de Dezembro de 1996. Tem como atribuições: regular e fiscalizar a geração, a transmissão, a distribuição e a comercialização da energia elétrica, atendendo reclamações de agentes e consumidores com equilibrio entre as partes e em beneficio da sociedade; mediar os conflitos de interesses entre os agentes do setor elétrico e entre estes e os consumidores; conceder, permitir e autorizar instalações e serviços de energia; garantir tarifas justas; zelar pela qualidade do serviço; exigir investimentos; estimular a competição entre os operadores e assegurar a universalização dos serviços.

    As ações de Defesa Civil, com a função básica de proteger a vida, desenvolvem-se nas seguintes fases: Preventiva: para preparar as populações, operada em situação de normalidade, sugerindo-se medidas e obras públicas para os pontos críticos, elaborando planos operacionais específicos; Socorro: conduzindo as vítimas aos hospitais; Assistencial: encaminhando os flagelados a locais e abrigos seguros e atendendo-os com medicamentos, agasalhos, alimentos e conforto moral; Recuperativa: que possibilita o retorno à normalidade e, se possível, executando obras que, além de recuperar a área atingida pelo desastre tenham carater preventivo quanto a outros eventos adversos que possam assolar a comunidade, fechando-se, dessa maneira, o círculo em que se inserem as fases de atuação de DEFESA CIVIL. 

    Os objetivos da FUNCEME hoje estão voltados para o desenvolvimento de tecnologias, pesquisas aplicadas e para a criação, manutenção e constante expansão de banco de dados, gerando todo um conjunto de informações meteorológicas, climatológicas, geográficas, ambientais, hidrográficas, e sobre a cobertura vegetal e solos do Estado do Ceará. Para tanto, desenvolve projetos e mantém convênios e acordos de cooperação técnica com diversos órgãos em nível Estadual, Nacional e Internacional.

    O Departamento de Ciências Atmosféricas (ACA) do Instituto Astronômico e Geofísico é um jovem departamento da USP. Criado em 1975, é hoje, após 23 anos, um departamento bem estabelecido e reconhecido internacionalmente.

    O Instituto de Pesquisas Meteorológicas - IPMet - é uma Unidade Complementar da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP, localizado na cidade de Bauru (SP), cujo principal objetivo é a pesquisa meteorológica voltada à utilização em previsão do tempo para o Estado de São Paulo, além do monitoramento e quantificação de chuvas ocorrendo nessa mesma região, com o uso de radar meteorológico.

    Zoneamento Agrícola - Simp. Inter.

    Radar meteorológico situado na grande São Paulo e Alerta de inundações.

    Sistema de Meteorologia e Recursos Hídricos do Estado de Goiás - SIMEGO resulta do esforço conjunto do Governo do Estado de Goiás, através da Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia - Goiás, do Governo Federal, através do Ministério da Ciência e Tecnologia e dos governos dos países da América do Sul.

    Instituto Tecnológico SIMEPAR é um empreendimento tecnológico que tem por finalidade dotar a sociedade de uma infra-estrutura física e humana para o provimento de informações (dados e previsões) de natureza meteorológica, hidrológica e ambiental bem como conceber, desenvolver e executar atividades ligadas á pesquisa científica e tecnológica e á formação e á capacitação de pessoal, tendo em vista a promoção da competitividade empresarial e o desenvolvimento sócio-econômico e tecnológico do Paraná e do País.