Ir para conteúdo. Skip to navigation

Cepagri

Sections
Ferramentas pessoais
Você está aqui: Página Inicial O Cepagri
Document Actions

O Cepagri

O Cepagri

O CEPAGRI (Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura) foi criado em novembro de 1983 e, desde setembro de 2001, está instalado no prédio da Embrapa Infomática Agropecuária, localizado no Campus da UNICAMP.

As principais áreas de pesquisa do CEPAGRI são a agrometeorologia, a agroclimatologia, as geotecnologias (com ênfase no sensoriamento remoto aplicado à agricultura) e a ecofisiologia.

Na área operacional, o CEPAGRI atende as necessidades da população no que se refere ao Turismo, Defesa Civil e Transportes, fornecendo dados e informações, diariamente, às instituições oficiais e à imprensa.

A página do CEPAGRI na Internet (www.cpa.unicamp.br) é uma das primeiras do gênero no país, funcionando ininterruptamente desde maio de 1995, contendo informações, imagens e dados relacionados com a meteorologia e climatologia.

Ainda na área de extensão, a Embrapa Informática Agropecuária e o CEPAGRI mantêm na Internet, desde 2003, o sistema Agritempo (www.agritempo.gov.br), que fornece dados e mapas meteorológicos e climáticos destinados à agricultura, com atualização diária, para todo o Brasil.

Além das atividades de pesquisa e extensão, os pesquisadores do CEPAGRI participam no ensino de graduação e pós-graduação através de cursos, palestras e orientações de estágios, dissertações e teses.

O CEPAGRI tem parcerias e convênios com várias instituições nacionais, tais como o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), O Ministério de Desenvolvimento Agrário (MDA), o Instituto Agronômico do Paraná (IAPAR), a EMBRAPA, o Instituto Astronômico e Geofísico (IAG) da USP, o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e o Instituto de Pesquisas Meteorológicas (IPMET) da UNESP.

Juntamente com a Embrapa Informática Agropecuária, o Cepagri é co-responsável pelo Zoneamento de Riscos Agrícolas no Brasil, um programa transformado em política pública do Governo Federal que indica a cada município o que plantar, onde plantar e quando plantar.

Em nível internacional, mantém intercâmbio com várias instituições, tais como o Institut National de la Recherche Agronomique (INRA) da França, o Instituto Nacional de Tecnologia Agropecuaria (INTA) da Argentina e a Universidade de Valência da Espanha, entre outras.

Na avaliação das atividades realizadas no triênio 2000/2002, o CEPAGRI atingiu o "Nível de Excelência", que corresponde aos Centros e Núcleos da UNICAMP que apresentaram um elevado grau de correspondência entre os objetivos propostos e os resultados efetivamente alcançados, tiveram um evidente desenvolvimento, quando comparados com os anos anteriores, e a produção científica foi claramente interdisciplinar, significativa e bem distribuída entre os pesquisadores.

Em parceria com o Instituto de Pesquisas Meteorológicas da Unesp - IPMet e com o CPTEC/INPE, o Cepagri está instalando no Campus da Unicamp um Radar Meteorológico para monitoramento de chuvas no Leste do Estado e Sul de Minas.